Banho do cachorro

Banho do cachorro: O que você precisa saber para manter a higiene

Banho do cachorro: Animais domésticos precisam ter higiene para se manter sadios e evitando a transmissão de doenças para quem convive com eles. O banho do cachorro é uma das formas de higienização dos cães  mais simples e comum, mesmo assim  é preciso ter atenção e cuidado. Primeiro é preciso entender que, mesmo que o seu…

Details

saúde bucal

Saúde bucal: Três doenças causadas por falta de escovação em pets

É importante para saúde bucal escovar os dentes do seu animal de estimação diariamente, assim como fazer uma avaliação com o veterinário especialista para evitar graves doenças. Não é só o mau hálito o problema, na verdade, esse mau cheiro pode sinalizar que algo está errado com na dentição e causar doenças mais graves, bem como em outros órgãos…

Details

SAM_0928

E SE EU NÃO TRATAR A DOENÇA PERIODONTAL?

Hoje eu escutei essa frase de um cliente… “E se eu não tratar a Doença Periodontal?” Achei que poderia ser a dúvida de outras pessoas, por isso resolvi escrever. Quando a doença periodontal se inicia os primeiros sinais são halitose, sangramento durante a escovação dentária, salivação intensa (sialorréia), alguns deixam de mastigar o alimento. Sem contar…

Details

doençaoral

LESÃO DE REABSORÇÃO, A ANTIGA LROF

Das doenças orais que mais causam dor em felinos, podem estar associadas a miados fora de hora, dificuldade para se alimentar, salivação excessiva, dor.

IMG_9670

DENTES MAL POSICIONADOS, TORTOS PODEM TER UMA EXPLICAÇÃO.

O apinhamento dentário e giroversão são os problemas odontológicos mais comum em cães braquicefálicos (aqueles com focinho achatado, por exemplo: Pug, Bulldogue inglês e francês, Shih-Tzu, Lhasa-Apso, entre outros). Nada mais é do que dentes muito próximos e/ou fora da posição.  Como consequência temos a predisposição para a Doença Periodontal (acúmulo de cálculo dental – tártaro).…

Details

46

DOENÇA PERIODONTAL CÃES E GATOS

A doença que mais acomete animais idosos é conhecida como Doença Periodontal. Para os clientes é vista como um acúmulo de tártaro sobre a superfície dental (cálculo). A doença se inicia com uma gengivite (FIGURA 1), que ao evoluir pode causar uma perda óssea e consequentemente perda do dente. Um dos principais motivos para o…

Details

44

FRATURA DE MANDÍBULA

Na odontologia objetivo das correções de mandíbula é trabalhar sempre da maneira menos invasiva, quando possível. O método mais utilizado é o da ferrulização com resina acrílica.

41

NEOPLASIAS ORAIS EM CÃES

As neoplasias orais em cães podem ser benignas ou malignas, o diagnóstico precisa sempre ser preciso através da biópsia e histopatológico. O maior segredo é sempre que identificar consultar um veterinário, pois quanto mais precoce o diagnóstico maior é a chance de sucesso no tratamento!

21

ANTES E DEPOIS DO TRATAMENTO PERIODONTAL

O tratamento realizado por um clinico geral certamente é diferente do realizado por um especialista. Começando com o conhecimento técnico até os recursos e equipamentos (como por exemplo, possuir ou não um aparelho de radiografia intraoral). A radiografia intraoral visa avaliar melhor o comprometimento ósseo que está subgengival e é fundamental para o procedimento odontológico.…

Details

17

COMUNICAÇÃO ORO-NASAL

Esse paciente perdeu o dente canino, pela doença periodontal (cálculo ou tártaro) A perda óssea ao redor do dente foi tão intensa que induziu uma comunicação oro-nasal, isto é, houve perda do osso que separa o nariz da cavidade oral. Nesses casos faz se necessário um retalho para fechamento, sendo assim o paciente volta a…

Details

16

CARCINOMA EM GLÂNDULA MANDIBULAR EM CÃO

Os tumores podem não só acometer a cavidade oral como também atingir as glândulas salivares. Aumento de volume, sensibilidade local são sintomas. O check up regular é uma forma de diagnóstico precoce que pode ajudar a atuar em tempo.

13

LESÃO DE DESGASTE

Primeiro molar inferior direito com lesão de desgaste grave. Paciente com hábitos de roer sérios. Bem como doença periodontal e fraturas dentárias em outros dentes. Neste caso é fundamental a avaliação clinica, bem com investigação com radiografia intra-oral para planejamento do tratamento.

12

FRATURA DE MANDÍBULA PATOLÓGICA

A perda óssea secundária a doença periodontal pode acarretar em fratura de mandíbula.
Todo o cuidado é pouco para evitar com que isso aconteça.
Não basta somente realizar a limpeza e sim sempre investigar a região subgengival.
Procure sempre um especialista!