Cáries

Pouco freqüente, com uma incidência de aproximadamente 5% nos cães e gatos. As principais áreas de aparecimento são as fossas oclusais do primeiro molar superior, face vestibular de caninos e primeiro molar inferior. A baixa incidência se justifica pelo fato da dieta não cariogênica, anatomia dental (pouca área oclusal), ph bucal básico 7,0 a 9,0…

Details

Troca dentária

A persistência dos dentes de leite significa uma falha na troca dentária. Pode ser encontrado com freqüência em filhotes de raças pequenas (por exemplo: yorkshire, maltês, poodle, shih-tzu e lhasa-apso). Os dentes mais acometidos são os caninos, mas também é visto em incisivos e pré-molares. A principal causa é genética. A extração do dente de…

Details

Cirurgias de Palato

As cirurgias de palato podem ser necessárias em algumas ocasiões. Traumas que induzam lesão tecidual, anormalidades como má-formações como lábio leporino, fenda palatina. Essas alterações podem causar secreção nasal uni ou bilateral, espirros constantes e posteriormente pneumonia por aspiração do alimento. Outra alteração muito comum em pacientes braquicefálicos (Pug, Bulldogue, Boston Terrier) é o palato…

Details

Fraturas Dentárias

A fratura é uma porta de entrada para microorganismos, e por sua vez pode acometer órgãos como rins, fígado e coração. Os sintomas mais comuns encontrados é salivação excessiva, perda de apetite, prostração, dor, escurecimento dental e futuramente fístulas dentárias.Todo e qualquer dente que apresente fratura, com ou sem exposição da polpa, deve ser investigado!…

Details

Neoplasias Orais

A neoplasia (neo= novo + plasia = tecido) é proliferação anormal do tecido resultante do “erro” na divisão celular. Classificado como câncer ou tumor, podem ser divididos em benignos ou malignos. A neoplasia benigna não causa metástase, e pode ser tratada de acordo com o grau de invasão. Diferencia-se da formação maligna que apresenta propriedades…

Details

Hipoplasia de Esmalte

A hipoplasia do esmalte é a irregularidade (má formação) do esmalte dental, causadas na maioria das vezes por situações sistêmicas que atuam durante o desenvolvimento, gênese dental. Moléstias como a cinomose, febre alta, estado nutricional precário e medicações em animais jovens podem ser considerados causas das irregularidades. Pode ocorrer em dentes isolados ou grupos de…

Details