Cáries

Pouco freqüente, com uma incidência de aproximadamente 5% nos cães e gatos. As principais áreas de aparecimento são as fossas oclusais do primeiro molar superior, face vestibular de caninos e primeiro molar inferior. A baixa incidência se justifica pelo fato da dieta não cariogênica, anatomia dental (pouca área oclusal), ph bucal básico 7,0 a 9,0…

Details

Troca dentária

A persistência dos dentes de leite significa uma falha na troca dentária. Pode ser encontrado com freqüência em filhotes de raças pequenas (por exemplo: yorkshire, maltês, poodle, shih-tzu e lhasa-apso). Os dentes mais acometidos são os caninos, mas também é visto em incisivos e pré-molares. A principal causa é genética. A extração do dente de…

Details

Afecções das Glândulas Salivares

Acúmulo de saliva na glândula salivar e ductos e processos inflamatórios são os problemas mais encontrados, principalmente em cães. Geralmente é encontrado um aumento de volume que pode ser localizado na região cervical ventral (pescoço) e na região sublingual (abaixo da língua). Ambos com formas diferentes de tratamentos que podem variar desde o uso de…

Details

Cirurgias de Palato

As cirurgias de palato podem ser necessárias em algumas ocasiões. Traumas que induzam lesão tecidual, anormalidades como má-formações como lábio leporino, fenda palatina. Essas alterações podem causar secreção nasal uni ou bilateral, espirros constantes e posteriormente pneumonia por aspiração do alimento. Outra alteração muito comum em pacientes braquicefálicos (Pug, Bulldogue, Boston Terrier) é o palato…

Details

Tratamento de Canal

Como a incidência de cáries é baixa, a fratura acaba sendo um dos principais motivos para realizar um tratamento de canal.Todo e qualquer dente que apresente fratura, com ou sem exposição da polpa, deve ser tratado!A fratura é uma porta de entrada para microorganismos, e por sua vez pode acometer órgãos como rins, fígado e…

Details

Fraturas Dentárias

A fratura é uma porta de entrada para microorganismos, e por sua vez pode acometer órgãos como rins, fígado e coração. Os sintomas mais comuns encontrados é salivação excessiva, perda de apetite, prostração, dor, escurecimento dental e futuramente fístulas dentárias.Todo e qualquer dente que apresente fratura, com ou sem exposição da polpa, deve ser investigado!…

Details

Neoplasias Orais

A neoplasia (neo= novo + plasia = tecido) é proliferação anormal do tecido resultante do “erro” na divisão celular. Classificado como câncer ou tumor, podem ser divididos em benignos ou malignos. A neoplasia benigna não causa metástase, e pode ser tratada de acordo com o grau de invasão. Diferencia-se da formação maligna que apresenta propriedades…

Details

Hipoplasia de Esmalte

A hipoplasia do esmalte é a irregularidade (má formação) do esmalte dental, causadas na maioria das vezes por situações sistêmicas que atuam durante o desenvolvimento, gênese dental. Moléstias como a cinomose, febre alta, estado nutricional precário e medicações em animais jovens podem ser considerados causas das irregularidades. Pode ocorrer em dentes isolados ou grupos de dentes.…

Details

Ameloplastia

Técnica utilizada para os cães, principalmente, que apresentam deformidades no esmalte. A mais comum é a hipoplasia do esmalte, detectada ainda no paciente jovem pode predispor a doença periodontal e causar sensibilidade dentinária.