Quando adquirimos um filhote de cão ou gato temos milhões de dúvidas, esse texto tem como objetivo dar as primeiras noções para quem está adquirindo um cãozinho.
Devemos lembrar que desde a infância vamos transmitir saúde, experiências e comportamentos.
Isso é fundamental para que ele tenha uma vida longa e saudável. Para isto devemos dar atenção especial a quatro principais itens: nutrição, higiene, educação e carinho.
Começamos com alguns cuidados básicos, como alimentação.
Hoje a alimentação balanceada aumenta a longevidade do seu animalzinho, no mercado temos várias rações, e escolhendo uma ração de boa qualidade não precisamos dar nenhum tipo de suplementação mineral ou vitamínica, pois essas já são balanceadas.
A ração deve ser escolhida de acordo com as necessidades dos animais, por exemplo: filhotes (raças grandes ou pequenas), adultos e idosos.
Além das rações de raças especificas já desenvolvidas temos também as para animais de maior ou menor atividade.
Devemos evitar a mistura com a dieta caseira, pois gera desequilíbrio que a longo prazo poderá causar problemas futuros como: obesidade, cardíacos, renais, acúmulo de tártaro entre outras doenças.
Outro ponto importante é a vacinação, isso é essencial. As vacinas protegem contra doenças de difícil tratamento e muitas vezes fatais. A primeira dose de vacina deve ser feita a partir dos 45 dias de vida do cãozinho, cinomose, parvovirose, parainfluenza, hepatite, leptospirose, coronavirose.
Depois são necessárias mais duas a três doses de vacina com intervalos de 21 a 30 dias. Sendo a última dose de raiva. Ainda existem no mercado as vacinas contra Gripe e Giárdia que devem ser instituídas ao protocolo de vacinação, de acordo com a indicação do Veterinário.
Nos gatos as vacinas disponíveis no mercado são as tríplices, quadruplas e quíntuplas e devem ser escolhidas de acordo com a rotina do animal.
Algumas observações importantes devem ser feitas quanto a vacinação, o seu cão e gato só poderão ter acesso à rua ou contato com outros animais depois de 15 dias da última dose da vacina.
A higiene é constituída pela escovação de pêlos, controle mensal de pulgas e carrapatos e escovação dentária recomendada que seja realizada diariamente.
A ausência da escovação permite o acúmulo de placa bacteriana e consequentemente formação do tártaro. Com isso ocorrem as quedas dos dentes de maneira precoce pela instalação da Doença Periodontal.
Esta doença está relacionada 100% pela presença de bactérias e pode gerar comprometimento de outros órgãos à distância como rins, fígado, coração, coluna e articulações.
Os banhos também são importantíssimos, podem ser feitos semanalmente na maioria dos cães e gatos, com xampus de pH apropriados.
O importante é lembrar que ter um animal significa dedicação e portanto antes mesmo da escolha do seu pet consulte um veterinário para que ele possa indicar qual a melhor espécie e raça apropriada para a sua rotina e habitat.
Existem também leituras recomendadas que são úteis para que possamos dar a melhor educação quanto ao comportamento.
Ter um animal de estimação é um ato de extrema responsabilidade portanto, estudem ao máximo o que é melhor para você, sua família e para o seu pet.

Deixe uma resposta