Todos gostamos da idéia de ter em casa um animal parente dos dinossauros. É muito interessante manter répteis em casa, pois além de serem muito bonitos e intrigantes você ainda pode criar terrários ou aquaterrários que são microambientes que se assemelham ao habitat em que nossos amigos de sangue frio vivem

Nunca devemos esquecer que para que esses animais tenham uma vida saudável é necessário um conjunto de fatores, e que é preciso que todos estejam presentes, entre eles: alimentação, temperatura e um microambiente adequado. Na falta de qualquer um destes fatores haverá um comprometimento da qualidade de vida do seu animal; que pode apresentar desde problemas de crescimento ou saúde até a morte do animal.

Devemos sempre nos informar das características de cada espécie, se ela é herbívora, carnívora, onívora, ou se isto muda durante seu crescimento; saber das necessidades de espaço, umidade e luminosidade de que o animal precisa; nos informar do tamanho que o animal ficará quando crescer, e se é um animal perigoso ou agressivo.

Todos esses fatores são de extrema importância mas não devemos esquecer que os répteis são seres vivos e que podem contrair doenças como também transmití-las para nós. Todos os animais que botam ovos, isto incluem aves e répteis, podem transmitir uma doença chamada Salmonelose, que é bastante grave e não deve ser deixada de lado. Não importa se você tem uma tartaruga, um jabuti, um lagarto ou uma cobra, tome os cuidados necessários que qualquer veterinário que lida com esses animais pode esclarecer.

Deixe uma resposta